Recife, 29 de Julho de 2021

Destaques

Notícias

 
Evento Online em comemoração aos 60 anos do CRF-PE | 20.07

Dando continuidade às comemorações dos 60 anos do CRF-PE, na próxima terça-feira (20) às 19:30, o órgão promove a segunda live da programação.O evento online contará com a presença do Presidente do Conselho, Dr. Aldo Passilongo, o Conselheiro Federal Dr. Arimatea Filho e os mediadores Dr. Luciano Costa e Dr. Renan Ferraz. Os convidados Dr. Holdack Pedrosa e Dr. José Leniro, integrantes do SINFARPE, abordarão a seguinte temática: "Sindicalização e o Direito do trabalhador farmacêutico".Para participar e receber a certificação, o estudante ou profissional farmacêutico deve realizar a inscrição através do link a seguir:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxGcoNU6onXmcXuGtgNPdCJS1-L91b6DrksZupRf_1JaTFtw/viewform📌 O link também está disponível na BIO do Instagram do CRF-PE.

CRF-PE promove solenidade de entrega de carteira profissional e juramento em Serra Talhada

Na última sexta-feira (17), o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) realizou a entrega de Carteira Profissional e Juramento, no município de Serra Talhada.Adotando todas as normas de distanciamento e de biossegurança exigidas pelo Governo Estadual, a solenidade foi realizada no auditório da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), no município de Serra Talhada - Sertão de Pernambuco.O evento contou com a presença de membros da diretoria, o presidente Dr. Aldo César Passilongo, a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares, o Secretário-geral Dr. Éverton Guedes e o tesoureiro Dr. Ricardo Eugênio. Além do Conselheiro Federal Dr. Arimatea Filho, da Conselheira Regional Dra Risoleta Nogueira, do presidente do Grupo Técnico de Serra Talhada Guilherme Rufino e do Suplente Conselheiro Federal Dr. Olavo Bandeira.Na ocasião, o Conselheiro Regional Dr. Flávio Lago ministrou palestra para os profissionais farmacêuticos presentes e debateu o seguinte tema: "Do acesso ao descarte: os desafios da logística reversa de medicamentos em Pernambuco".Após a abertura oficial da solenidade e explanação do Conselheiro Regional, os profissionais farmacêuticos vivenciaram todos os ritos oficiais da entrega de Carteira e juramento.O CRF-PE agradece a instituição de ensino e parabeniza a todos os farmacêuticos e técnicos de laboratório.📌 Todas as fotos estão disponíveis no Facebook do CRF-PE.

 
CRF-PE promove solenidade de entrega de carteira profissional e juramento no Recife

Na última terça-feira do mês de junho (29), a diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), representada pela vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares participou da solenidade de Entrega de Carteira Profissional no Recife.As fotos podem ser acessadas através do link no Facebook :https://www.facebook.com/media/set/?vanity=crfpe&set=a.4002393223192043

Novo horário de funcionamento

Na última segunda-feira (05), o horário de funcionamento da sede e subsedes do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) foi reajustado para o horário normal de acordo com o decreto, respeitando os critérios e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) devido a pandemia do novo Coronavírus (COVID19).Horário de funcionamento da Sede:08:00h às 18:00h.Horário de Funcionamento das Subsedes:08:00h às 17:00h.Horário de atendimento presencial mediante prévio agendamento:09:00h às 17:00h.Além disso, estão disponíveis ininterruptamente os serviços online no site ahttp://www.crfpe.org.br/servicos/.

 
CRF-PE promove solenidade de entrega de carteira profissional e juramento em Caruaru

Na última sexta-feira (02), o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) realizou mais uma entrega de Carteira Profissional e Juramento, no município de Caruaru. Adotando todas as normas de distanciamento e de biossegurança exigidas pelo Governo Estadual, a solenidade foi realizada no Bloco II do Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces-Unita @ascesunita. A cerimônia contou com a participação da Diretoria, representada pelo presidente Dr. Aldo Passilongo e o secretário-geral Dr. Éverton Guedes. Além dos conselheiros regionais Dr. Rosiel Santos e Dra. Flávia Sales. Na ocasião, a Conselheira Regional Dra. Flávia Sales ministrou palestra para os profissionais farmacêuticos presentes e debateu o seguinte tema: “Atuação do farmacêutico na indústria de cosméticos". O CRF-PE agradece a instituição de ensino e parabeniza a todos os farmacêuticos e técnicos de laboratório. As fotos podem ser acessadas através do link no Facebook :https://www.facebook.com/media/set/?vanity=crfpe&set=a.4002393223192043

Aniversário de 60 anos de criação do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PE)

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) completa 60 anos de criação e atuação no Estado de Pernambuco. Conheça um pouco da história do órgão.Por meio dos gestores, o CRF-PE renovando e buscando aprimorar o atendimento e os serviços da Casa do Farmacêutico.

 
CRF-PE REALIZA PLÉNARIA PARA RELATAR PROCESSOS E DEFINIR COMISSÃO ELEITORAL

Nesta sexta-feira (18), o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) realizou plenária em sua sede. Participaram da reunião a diretoria, composta pelo presidente Dr. Aldo Passilongo, a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares, o secretário-geral Dr. Éverton Guedes e o tesoureiro Dr. Ricardo Eugênio.Durante a plenária, a diretoria relatou processos, proferiu os informes e, em seguida definiram a Comissão Eleitoral de 2021. A Plenária contou com a presença dos conselheiros Dr. Flávio Lago, Dra. Flávia Sales, Dr. Rafael Guerra, Dra. Veridiana Ribeiro, Dra. Joyce Nunes e Dr. Tayronni Meneses.

CONCURSO GOVERNO DE PE

A diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) encaminhou o Ofício para o Secretário de Saúde do estado de Pernambuco e para o Governador, solicitando a retificação da Portaria Conjunta SAD/SES nº 63, de 15 de junho de 2021. O documento requer a inclusão do profissional Farmacêutico Generalista e Farmacêutico Bioquímico para concorrer a vaga destinadas APENAS PARA BIOMÉDICO E BIÓLOGO PLANTONISTA.É importante destacar que as atribuições referentes ao Biomédico plantonista, descritas na Portaria Conjunta SAD/SES nº 063, são idênticas e amoldam-se a graduação do farmacêutico com habilitação em bioquímica, bem como com a atual grade curricular do farmacêutico em sua regular formação, encontrando respaldo na modificação realizada pelo Ministério da Educação a partir de 2002, quando da edição das novas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Farmácia, nos termos da Resolução nº CNE/CES 2, de 19 de fevereiro de 2002, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 04/03/2002, Seção 1, pp. 9/10. Dessa forma, o Farmacêutico Generalista, cuja conclusão do curso de Farmácia incorpora, entre outras habilitações, os conhecimentos em bioquímica consagrados na grade curricular em sua regular formação.Sendo assim, tanto o farmacêutico-bioquímico como o farmacêutico generalista tornam-se aptos tecnicamente e cientificamente a concorrerem, de forma igualitária e pacífica, às vagas de plantonista destinadas somente ao profissional de Biomedicina ou Bacharel em ciências Biológicas, exigidos nesta seleção pública.

 
CRF-PE PROMOVE SOLENIDADE DE ENTREGA DE CARTEIRA PROFISSIONAL E JURAMENTO NO RECIFE

Nesta quinta-feira (17), a diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), representada pelo presidente Dr. Aldo Passilongo, a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares, o tesoureiro Dr. Ricardo Eugênio, o secretário-geral Dr. Éverton Guedes, além da conselheira Regional Dra. Flávia Sales participaram da solenidade de Entrega de Carteira Profissional no Recife.As fotos podem ser acessadas através do link no Facebook :https://www.facebook.com/media/set/?vanity=crfpe&set=a.4002393223192043

O QUE FALTA PARA EMPREENDER ?

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), através do Grupo Técnico de Empreendedorismo lança pesquisa que tem como objetivo identificar o perfil do farmacêutico empreendedor e a partir das informações coletadas, realizar ações on-line por meio de capacitações e palestras para o segmento.Vale reforçar que a pesquisa visa atender aos farmacêuticos que já atuam como proprietário de farmácias, para profissionais que desejam empreender e para estudantes que queiram se aprofundar mais sobre a temática. Após o levantamento dos dados, o CRF-PE apresentará um cronograma com todas as ações.O Grupo Técnico de Trabalho de empreendedorismo do CRF/PE tem como missão atuar no esclarecimento de dúvidas dos Profissionais Farmacêuticos e no desenvolvimento de seus negócios relativos a empresas que exploram atividades farmacêuticas, abrangendo todo o Estado de Pernambuco.Conheça o Grupo Técnico de Empreendedorismo: Dr. Anderson Leonardo Azevedo (presidente), Dr. José Homero de Souza, Dr. Fausto Pessoa de Amorim, Dr. Leonardo Costa da Veiga, Dr. André Santos, Dr. Anderson Lucier da Cruz e Dr. Ronmilson Alves.O link da pesquisa pode ser acessado através do link:FORMULÁRIO DE SUGESTÕES DO GRUPO DE TRABALHO DE EMPREENDEDORISMO DO CRF/PE.

 
CRF-PE recebe deputada federal Marília Arraes para debater pautas em prol da classe farmacêutica.

Nesta segunda-feira (14), o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) recebeu em sua sede a Deputada Federal Marília Arraes. Representando o órgão, a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares conduziu a reunião que teve como objetivo tratar de pautas relacionadas à classe farmacêutica. Na ocasião, estiveram presentes também a Conselheira Regional e membro do Conselho Nacional de Saúde, Dra. Veridiana Ribeiro, o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado Pernambuco (SINFARPE), Dr. Holdack Velôso, o conselheiro regional Dr. Rafael Guerra, além dos servidores do CRF-PE. Durante o encontro, a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares destacou as seguintes temáticas: 1 - Projeto de Lei nº 5.363 de 2020, de autoria do Deputado Felício Laterça (PSL) e relator Deputado Delegado Antônio Furtado (PSL); 2 - Projeto de Lei de N• 1896/2021, do Deputado Federal Darci de Mattos, de Santa Catarina, que visa alterar a Lei nº 5.991/73; 3 - Projeto de Lei 1559/2021, de autoria do deputado federal André Abdon (PP-AP), propõe ajuste sobre o piso salarial do farmacêutico em âmbito nacional; 4 - Debate sobre a importância da atuação do profissional farmacêutico. A deputada Marília Arraes exaltou que as ações e pautas relacionadas à valorização da classe farmacêutica são fundamentais para o fortalecimento da categoria e que os profissionais precisam ser ouvidos. “Acredito que é essencial ouvirmos quem está na linha de frente e quem atua na área como profissional de saúde para lutarmos a favor do fortalecimento da classe”, reforçou. De acordo com a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares, as pautas apresentadas precisam ser debatidas para que não ocorra o enfraquecimento da classe. “Há anos lutamos para manter o lugar do farmacêutico que foi conquistado e que é de direito. Além disso, é importante reforçar que a diretoria do CRF-PE está atuando ativamente, através de ações, reuniões e projetos, com a missão de unir forças para trabalhamos em prol da saúde e da sociedade”, concluiu. A Conselheira Regional e membro do Conselho Nacional de Saúde Dra. Veridiana Ribeiro falou sobre a importância do diálogo e da luta conjunta pela classe Farmaceutica e pela saúde. “Precisamos nos unir para lutar a favor da saúde, da sociedade e da vida”, falou. Já o presidente do SINFARPE Dr. Holdack Velôso lembrou que é essencial ficar atento aos projetos de Lei para que os profissionais farmacêuticos não percam o seu espaço e que tenham o direto de exercer sua profissão, como profissional de saúde.

Diretoria participa de reunião com integrantes da Associação de Farmacistas

Em mais uma reunião promovida pela diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), durante viagem para o município de Petrolina, os representantes do órgão tiveram a oportunidade de dialogar com integrantes da Associação Farmacista da Região.O encontro, que ocorreu na Câmara Municipal da cidade, contou com a participação do presidente do CRF-PE Dr. Aldo Passilongo e a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares. Dr. Paulo Lira presidente do GT, Pr. Alex de Jesus vereador Já representando a Associação estiveram presentes membros da diretoria.Entre as pautas debatidas, tiveram destaque PL de nº. 1896/2021 e o Projeto de Lei que altera a Lei nº.5363/20, de autoria do Deputado Felício Lacerda - PSL/RJ, que altera a Lei Sanitária N.º 5.991/73, para redefinir a assistência do profissional farmacêutico para forma remota e o Projeto de Lei nº. 1559/2021.Além das temáticas acima elencadas, os presentes dialogaram sobre o Projeto de Lei 1559/2021, de autoria do deputado federal André Abdon (PP-AP), que propõe ajuste sobre o piso salarial do farmacêutico em âmbito nacional, pleiteando o valor de R$ 6,5 mil. Ao final reforçaram o papel do profissional farmaceutico e a importância da farmácia como estabelecimento de saúde; e o destaque da região no âmbito da políticas e desenvolvimento em saúde.

 
CRF-PE promove entrega de carteira profissional no Recife

Nesta sexta-feira (4), a diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), representada pelo presidente Dr. Aldo Passilongo, a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares e o tesoureiro Dr. Éverton Guedes realizaram a solenidade de Entrega de Carteira Profissional em Petrolina.Todas as fotos estão disponíveis no Facebook do CRF-PE.

CRF-PE promove entrega de carteira profissional em Petrolina

Nesta quarta-feira (2), a diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), representada pelo presidente Dr. Aldo Passilongo e vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares realizaram a solenidade de Entrega de Carteira Profissional em Petrolina.Participaram da solenidade também, o assessor jurídico do CRF-PE Dr. Bergson José Nogueira, o fiscal Dr. Kristen Alves e os farmacêuticos Dr. Paulo Lira e Dr. André Santos.Todas as fotos estão disponíveis no link: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=crfpe&set=a.3964411426990223