Recife, 26 de Abril de 2024

CRF-PE CERTIFICA PRIMEIRA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO COM SERVIÇOS CLÍNICOS FARMACÊUTICOS

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  22/05/2017

Fica em Escada, cidade da Mata Sul Pernambucana, distante 63 quilômetros do Recife, a primeira farmácia magistral a oferecer serviços clínicos farmacêuticos em Pernambuco. Acompanhamento farmacoterápico, nebulização e pequenos curativos são alguns dos serviços prestados pela farmacêutica Glória Cabral, proprietária da Clinic Pharma.

Apaixonada pela arte milenar de transformar substâncias químicas em medicamento de uso personalizado, Glória Cabral viu na atuação clínica a sua reafirmação como profissional farmacêutica. “Ao unir as duas paixões, acho estou fazendo a diferença, tanto para a minha carreira como farmacêutica quanto para a saúde da população”. Explica.

Assim, em meados do ano passado, inspirada também pelas experiências exitosas de clínicas farmacêuticas que se espalham pelo país (frutos das resoluções do CFF nº 585, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico, e nº 586, que regula a prescrição farmacêutica, ambas de 2013), Glória Cabral decidiu investir no projeto.

Ela conta que a primeira medida foi buscar o conhecimento necessário para o exercício da prática clínica, através da participação em cursos de formação específicos. Em seguida veio a fase da adaptação da estrutura da farmácia às exigências legais sanitárias. Com as mudanças, além dos espaços e equipamentos específicos para a manipulação, a unidade passou a dispor de uma sala de atendimento farmacêutico (onde são realizadas as consultas) e uma sala de serviços farmacêuticos para a realização dos procedimentos. Por último, foram investidos recursos na aquisição de produtos e equipamentos.

De forma paulatina, os serviços farmacêuticos começaram a ser implantados em setembro de 2016. Hoje, além do acompanhamento farmacoterapêutico, a Clinic Pharma oferece à população de Escada e cidades vizinhas os procedimentos de aplicação de medicamentos injetáveis, nebulização, perfuração auricular em recém-nascidos, aferição de glicose e pressão arterial.

Glória Cabral faz questão de cumprir à risca os protocolos emanados do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), seja na prática mesma do atendimento, seja na manutenção de um banco de dados relativo aos pacientes atendidos. Para isso, ela mantem prontuário dos pacientes, com registro dos atendimentos, a história farmacoterapêutica e clínica do paciente. "Muitos são pacientes hipertensos, portadores de diabetes e que estão em uso de medicamentos". Conclui.

VISITA
Há poucos dias (03/05/17) a Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, Gisêlda Castro Lemos de Freitas, acompanhada do Diretor Secretário Geral do órgão, Leandro Medeiros e do Conselheiro Federal do CFF, Bráulio César de Sousa, foram conhecer de perto a experiência da colega Glória Cabral com a prática clínica.

"Ficamos maravilhados com a estrutura da Clinic Pharma e com os serviços que ela oferta. O que Glória faz aqui espelha um novo momento da profissão farmacêutica em nossos país. A prática dela contribui decisivamente para a recuperação da saúde das pessoas e para a prevenção das doenças, e, isso também é promoção do uso racional dos medicamentos". Afirmou Gisêlda Lemos durante a visita.

Conheça mais sobre a prática clínica farmacêutica em: http://cuidadofarmaceutico.cff.org.br/