Recife, 26 de Abril de 2024

CRF-PE Presente no curso sobre Interdisciplinaridade no tratamento da dor

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  08/11/2021

O Setor de Farmácia do Hospital das Clínicas da UFPE realizou, na sexta-feira e no sábado passados (5 e 6/11), mais uma atividade direcionada à formação continuada dos profissionais de saúde e residentes da unidade, desta vez com abordagem na interdisciplinaridade no tratamento da dor

O curso "Dor: Aspectos Multidisciplinares" foi aberto no início da tarde da sexta-feira (5), com presença do presidente do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, Aldo César Passilongo. Na ocasião, o dirigente parabenizou os organizadores do evento e desejou êxito nas atividades.

Também participaram da abertura do evento o Conselheiro Federal do Conselho Federal de Farmácia, José de Arimatéa Rocha Filho (também Gerente Administrativo do HC/UFPE), Olavo Barbosa Bandeira (Conselheiro Federal Suplente), Valdemir de Paula (Chefe da Farmácia do HC/UFPE), e Alba Dimech, farmacêutica do HC/UFPE.

Durante os dois dias de atividades os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a dor em suas diversas situações clínicas, neurotransmissores implicados no processo da dor, neurofisiologia da dor e aspectos farmacológicos no tratamento da dor.

Os temas foram ministrados pelo professor William Peres, da Universidade Federal de Pelotas (UFPE) e profundo conhecedor do assunto. Segundo o docente, a abordagem interdisciplinar resulta em melhores resultados no tratamento de pacientes com distúrbios associados à dor em comparação com o uso do método tradicional.