Destaques

 

Notícias

 
Farmacêuticos e estudantes farão ação no Largo da Encruzilhada

Marcando o Dia Nacional pelo Uso Racional dos Medicamentos, a equipe de farmacêuticos do Distrito Sanitário II, do município do Recife, estará no Largo da Encruzilhada, na manhã desta quinta-feira (05), prestando informações farmacêuticas à população. Riscos da automedicação, uso correto e descarte seguro dos medicamentos estão entre as informações que serão prestadas durante a abordagem. A ação, que contará com a participação de estudantes de Farmácia, tem apoio do Conselho Regional de Farmácia.

Solenidade de juramento e entrega de carteiras em Garanhuns

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) convoca os profissionais farmacêuticos abaixo relacionados para a solenidade juramento e entrega de carteiras, conforme detalhes a seguir:Data: 18 de maio de 2016 (quarta-feira)LOCAL: Hotel Rodrigues (Av. Rui Barbosa, n° 688, Garanhuns)HORA: 19hPedimos seu comparecimento com antecedência de 30 minutos para os procedimentos necessários à cerimônia.O e-mail para confirmação é: solenidadedecarteiracrfpe@gmail.comFARMACÊUTICOS:ALANE RICARDO GALINDOALINE IZABELLA CALAZANS DE MELLOANNE CAROLINE DORNELAS RAMOSDIULAY QUEIROZ DE CARVALHO AZEVEDOHILARIO BEZERRA MONTEIROISIS CAVALCANTE AMARALJHENNYFER PEREIRA CLAUDINOLAYS DE OLIVEIRA BALTAZARLIVIA EMANUELLA DE ARAUJO MACIEL CORREIAMARIA RENATA VIANA DA SILVAMARYANNE DE MORAES MONTEIRO SOARESSARA KERCIA DO NASCIMENTOSILVANDRO DIEGO DE ALBUQUERQUE FERREIRASTHEPHANIE DA SILVA SOARESSUELLE JORDANNA DE OLIVEIRA SILVAVIRGINIA PONTES MEDEIROS

 
Realizado I Fórum das Comissões Assessoras do CRF-PE

As diretrizes de trabalho das Comissões Assessoras Profissionais do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco foram discutidas na noite desta sexta-feira (29/04), no I Fórum das Comissões Assessoras do CRF-PE.O encontro aconteceu no Instituto de Desenvolvimento Educacional, IDE, no bairro do Pina, zona Sul do Recife, e reuniu 40 profissionais integrantes das 12 comissões assessoras já constituídas.Os trabalhos foram conduzidos pelos diretores Gisêlda Castro Lemos de Freitas (Presidente), Joyce Nunes dos Santos (vice-presidente) e Leandro Medeiros (secretário geral).Ao abrir a reunião, Gisêlda Lemos destacou o fato de o encontro reunir todas as comissões no mesmo momento. “Esta é uma ocasião importante e uma ótima oportunidade de conhecermos as demandas e anseios de cada área. A nossa intenção é trabalharmos em conjunto pelo crescimento e valorização da profissão”. Afirmou.“Este é um momento de construirmos, coletivamente, a forma de trabalho das comissões”. Frisou Joyce Nunes, ressaltando ainda que as comissões assessoras foram formadas segundo o critério do conhecimento técnico.Coube ao secretário geral Leandro Medeiros a apresentação do regimento interno das comissões assessoras destacando a finalidade, composição e estrutura, atribuições e competências.A padronização das ações e instrumentos de funcionamento das comissões e a definição do calendário de apresentação do plano de trabalho também foram trabalhadas no encontro. Até o dia 13 de maio serão definidos os presidentes e secretários das comissões. Cada comissão deverá apresentar seu plano de trabalho até o dia 13 de junho.SOBRE AS COMISSÕES - As comissões assessoras do CRF-PE são previstas no Regimento Interno do Órgão, Deliberação 003/2015. Entre suas atribuições estão a de discutir e opinar sobre assuntos relevantes da área específica, a defesa, a manutenção e a ampliação do âmbito profissional, além da proposição de normas que visam melhorar e adequar o exercício profissional nas mais variadas áreas de atuação.Até o momento, a atual gestão do CRF-PE já instituiu as seguintes comissões assessoras: Análises Clínicas, Distribuição e Logística Farmacêutica, Ensino, Farmácia Clínica, Farmácia Comunitária, Farmácia Estética, Farmácia Hospitalar, Farmácia Magistral, Indústria Farmacêutica, Oncologia, Saúde Pública e Comissão Parlamentar. Estão em vias de formação as comissões de Vigilância em Saúde, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Empreendedorismo.

Aos farmacêuticos e à sociedade – CFF manifesta-se sobre nota do CFM

O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) manifestou-se sobre a nota divulgada nesta terça-feira, dia 26 de abril, pelo Conselho Federal de Medicina. Leia AQUI a íntegra da manifestação do CFF.

 
DAFARCS E CRF-PE organizam corrida para marcar Dia Nacional Pelo Uso Racional do Medicamento

Depois do sucesso da I Corrida Pelo Uso Racional de Medicamentos, realizada em maio do ano passado, o Diretório Acadêmico de Farmácia Carl Scheele da Universidade Federal de Pernambuco (DAFARCS-UFPE) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF-PE) juntam-se novamente para concretizar mais uma edição do projeto.A II Corrida Pelo Uso Racional de Medicamentos será realizada no dia 07 de maio (sábado), no Campus da UFPE. A iniciativa faz parte da campanha que tem como objetivo chamar a atenção da população para o grave problema do uso incorreto e indiscriminado de medicamentos em nosso país.A disputa deste ano deverá reunir 300 participantes, entre atletas profissionais e amadores, que percorrerão um percurso de 5km. Os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino receberão o troféu de vencedores.Informações e inscrições: http://migre.me/tE0CJ_____________II CORRIDA E CAMINHADA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOSData: 07 de maio de 2016Largada: 8h, em frente à Biblioteca Central da UFPEDistância a ser percorrida: 5kmLimite de participantes:300Inscrições Valor: 30,00 + 1Kg de alimento (não perecível)Realização: DAFARCS e CRF-PEApoio: Departamento de Farmácia da UFPE, Sindicato dos Farmacêuticos (SINFARPE), Farmácia Roval e Drogaria São Paulo.

Comissão técnica assessora propõe normatização para implementação gradativa da Lei 13.021/2014 nas unidades públicas de saúde

Atendendo a convite da Diretoria, a Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) realizou, na tarde desta quarta-feira (20/04), mais uma reunião de trabalho. Na pauta, a normatização da assistência farmacêutica em unidades de saúde pública das redes municipais e estadual.Ao final do encontro e depois de longa discussão a comissão elaborou uma proposta para regulamentação da AF nas CAFs, nos CAPS, Policlínicas, SPAs, Farmácias do Samu, Centros de Especialidades e farmácias regionais e distritais.“A proposta tem como objetivo a regularização dos estabelecimentos públicos perante o CRF-PE e a implementação da AF de forma gradativa, almejando a Assistência Plena estabelecida pela Lei 13.021/2014". Explicou Gisêlda Castro Lemos de Freitas, presidente do CRF-PE, que participou da reunião.A Normatização tem como base legal a Lei 13.021/2014, que tornou obrigatória a assistência do farmacêutico em todas as unidades de saúde públicas independentemente do seu porte.A proposta elaborada pela Comissão de Saúde Pública será levada para apreciação do Plenário do CRF.Integram a comissão de Saúde Pública do CRF-PE os farmacêuticos Hermias Veloso, José Orlando Sousa, Marise Matwijszyn, Leonardo de Barros, Luana Pires e Viviane Martins.A Vice-Presidente do CRF-PE, Joyce Nunes dos Santos, também participou do encontro e reforçou a necessidade da normatização, justificando que os estabelecimentos públicos estão sendo autuados e os farmacêuticos municipais e gestores vêm buscando o CRF para regularizar a situação.

 
Segunda edição do "Café no Gral" acontece em Petrolina

A cidade de Petrolina foi sede da segunda edição do projeto “Café no Gral”, na noite desta segunda feira (18/04). O evento aconteceu no hotel Petrolina Palace e contou com a presença do secretário geral do CRF-PE, Leandro Medeiros, do Conselheiro Federal Bráulio César de Souza, da coordenadora da subsede do CRF-PE em Petrolina, Karolinna Marçal, da coordenadora de fiscalização, Haydée Menezes e de profissionais da região do Vale do São Francisco.Além do contato informal entre a direção do CRF e os farmacêuticos, a programação do evento foi marcada pela palestra de Leandro Medeiros sobre “O Papel do farmacêutico na suplementação nutricional” e entrega de carteiras e juramento de novos profissionais.MAIS SOBRE O PROJETOO projeto “Café no Gral” tem como propósito de abrigar uma série de encontros entre a diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF-PE) e os profissionais farmacêuticos.De formato informal, os encontros serão momentos de discussão sobre os problemas e demandas dos profissionais, mas também terão caráter de formação e qualificação.O nome Café no Gral remete à informalidade e proximidade associada ao café e, também, à natureza científica denotada pelo gral, objeto milenar utilizado na fabricação dos fármacos.

CRF-SP reverte decisão proferida em ação civil pública e garante que dispensários devam ter farmacêuticos

Vitória para a categoria e para a saúde públicaNa sexta-feira, 15/04, o Desembargador Marcelo Saraiva reconheceu a mudança nas regras aplicáveis às farmácias de qualquer natureza, conceito que, com a Lei nº 13.021/2014, passou a englobar os antigos dispensários públicos de medicamentos e os dispensários mantidos pelas demais instituições de saúde.A decisão representa uma vitória importante para os farmacêuticos e para a garantia da saúde pública, já que o governo do Estado de São Paulo, por exemplo, vem lutando para manter os dispensários estaduais livres da obrigatoriedade da presença do farmacêutico através de medidas judiciais. O julgamento desta ação abre precedentes importantes e representa um novo entendimento que vem adquirindo força no Tribunal Regional Federal da 3º Região, o qual passou a reconhecer as novas regras impostas Lei 13.021/2014.A decisão foi proferida no agravo de instrumento interposto pelo CRF-SP contra a liminar concedida pelo Juiz Federal da 9º Vara Federal da Subseção Judiciária de São Paulo, em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal, excluindo os dispensários da fiscalização.A decisão monocrática do Desembargador suspendeu os efeitos da liminar concedida anteriormente, concluindo pela competência do CRF-SP para fiscalizar e autuar os antigos dispensários de medicamentos (hoje consideradas farmácias privativas) assim afirmando: “(...) Face ao exposto, presentes os requisitos para concessão da providência pleiteada, pelo que defiro a antecipação dos efeitos da tutela recursal, nos termos da fundamentação, permitindo que o Conselho Regional de Farmácia promova as corretas autuações em estabelecimentos que possuam farmácias privativas (antigos dispensários de medicamentos), caso estejam em funcionamento sem a presença e devida responsabilidade técnica de profissional farmacêutico”.Dr. Pedro Eduardo Menegasso, presidente, reafirma que a Entidade está atenta a qualquer ameaça à saúde pública e à profissão. "Em decorrência da intensa ação de fiscalização promovida pelo CRF-SP, muitas vezes somos alvo de ações judiciais, que visam nos impedir de exercer nosso papel. Comunico com orgulho, que assim que fomos notificados da decisão de primeira instância, imediatamente, adotamos as providências para revertê-la e obtivemos um resultado positivo e importante", destaca.Confira na íntegra a decisãoAssessoria de Comunicação do CRF-SP (com informações do Departamento Jurídico do CRF-SP)

 
HC/UFPE promove II Semana de Promoção do Uso Racional de Medicamentos

O setor de farmácia hospitalar do Hospital das Clínicas da Universidade de Pernambuco promove, de dois a seis de maio, a II Semana de Promoção do Uso Racional de Medicamentos.Cursos, simpósio, palestras e atividades de campo compõem a vasta programação do evento, que será cumprida em diversos locais do campus da UFPE. Uma das principais atividades será o I Simpósio de Farmácia Oncológica, que acontecerá no dia 05 de maio, data que marca o Dia do Uso Racional de Medicamentos.Estudantes e profissionais de farmácia podem participar dos cursos pré-evento e no Simpósio de Farmácia Oncológica. As inscrições para cada um dos cursos e para o Simpósio são independentes.CLIQUE AQUI e conheça a programação completa do evento onde também é possível realizar sua inscrição.

AVISO AOS USUÁRIOS DA SUBSEDE CARUARU

Comunicamos aos usuários da Subsede do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco em Caruaru que não haverá atendimento na referida subsede na próxima segunda-feira, dia 18/04/2016.Pedimos desculpas pelo transtorno, ao tempo em que lembramos que a maioria dos serviços estão disponíveis em nosso canal de atendimento on-line: http://crfpe.ddns.com.br/servicosonline/.Em caso de dúvidas estamos à disposição pelo fone (81)3426-8540A DIRETORIA

 
Recife institui Comitê de Promoção do Uso Racional de Medicamentos

Cumprindo mais uma etapa do projeto Cuidado Farmacêutico, a equipe multiprofissional do Distrito Sanitário II da Cidade do Recife realizou, no dia 31 de março passado, o primeiro encontro do Comitê de Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CURAME). O encontro aconteceu no auditório da Upinha Fernanda Wanderley, no bairro de Linha do Tiro.De acordo com Flávio Lago, farmacêutico da equipe do Distrito Sanitário II, este é o primeiro CURAME a ser instituído na rede municipal do Recife. “Trata-se de um grupo técnico-científico, multiprofissional, de caráter consultivo e educativo, que tem por objetivo conhecer e avaliar o perfil de utilização dos medicamentos e as situações de uso inadequado da farmacoterapia.” Explica.Com foco nesse objetivo o comitê pretende utilizar estratégias como a promoção de ações concretas que possam contribuir com a resolução dos problemas detectados através de reuniões clínicas, campanhas educativas à população, capacitações e eventos técnico-científicos aos profissionais de saúde, elaboração de documentos técnicos e informativos, entre outras.SOBRE O PROJETO - Recife foi um dos três municípios brasileiros escolhidos para a implantação do Projeto Cuidado Farmacêutico, desenvolvido em parceria entre Secretaria de Saúde do Recife e Ministério da Saúde, com apoio do CRF-PE.O projeto consiste na implantação de clínicas farmacêuticas na rede pública municipal, nas quais os usuários serão atendidos e acompanhados pelos farmacêuticos, que receberam capacitação dos técnicos do Ministério da Saúde durante nove meses.Na prática haverá consultas farmacêuticas, nas quais o paciente/usuário será atendido e acompanhado pelo farmacêutico, que irá observar os medicamentos que ele utiliza, possíveis reações adversas, outros problemas relacionados a medicamentos (adesão, dose, etc), promovendo assim o uso racional dos medicamentos e a melhora na farmacoterapia.ABRIL PARA O CUIDADO FARMACÊUTICOTambém como parte do projeto Cuidado Farmacêutico, a equipe da AF do Distrito Sanitário II da Cidade do Recife programou para este mês uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde. Trata-se do Abril para o Cuidado Farmacêutico, através do qual profissionais farmacêuticos e estudantes de farmácia desenvolverão diversas ações como a prática da clínica farmacêutica nas unidades, aplicação de questionários e orientação sobre automedicação e descarte de medicamentos, matriciamento dos ACS em manejos das insulinas e orientações sobre fitoterapia.

CRF-PE convoca para solenidade de juramento e entrega de carteiras

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) convoca os profissionais farmacêuticos e técnicos de laboratório abaixo relacionados para a solenidade juramento e entrega de carteiras, conforme detalhe a seguir:Data: 18 de abril de 2016 (segunda-feira)Local: Petrolina Palace HotelAv. Cardoso de Sá, 845, Centro, Petrolina – PEHORA: 19hFARMACÊUTICOS1. BARBARA VENTURINI FERNANDES2. CLARA RAFAELA RIBEIRO SANTANA3. DANIELE OLIVEIRA SIMÃO4. GABRIEL LOPES PIRES5. JEOSVALDO ULISSES SAMPAIO PEIXOTO SARAIVA6. LAYANNE FEITOSA DA SILVA OLIVEIRA7. MARIA EDUARDA GOMES DA CRUZ SILVA8. MARIANNA RIBEIRO DE OLIVEIRA9. MAYZA NEVES DELMONDES10. NELSON DOS SANTOS FILHOTÉCNICOS DE LABORATÓRIO11. DIZAN MARIA DOS SANTOS FERREIRA12. ELISÂNGELA SANTOS GOMES DA SILVA13. MARIA DAS GRACAS CARDOSO DO NASCIMENTO14. PATRICIA SANTOS GOMES15. SILVANI CONCEIÇÃO DE SOUZA* Solicitamos a confirmação de presença através do e-mail: fiscalizacao@crfpe.org.br

 
 
 
 
eXTReMe Tracker