Recife, 19 de Abril de 2024

Ação educativa e corrida evidenciam riscos da automedicação

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  06/05/2019

Organizadas pelo CRF-PE e Diretório Acadêmico de Farmácia da UFPE, atividades integram as ações da campanha pelo Uso Racional de Medicamentos.

Pesquisa feita pelo Conselho Federal de Farmácia e Datafolha, divulgada no dia 27 abril, mostra que 47% dos brasileiros se automedicaram pelo menos uma vez por mês nos últimos seis meses. Longe de ser uma solução rápida, a automedicação pode trazer consequências mais graves do que se imagina: intoxicações, reações alérgicas, dependência e, em alguns casos, o óbito.

No intuito de alertar a população sobre os riscos que envolvem a automedicação, entidades farmacêuticas de todo o país escolheram o dia 05 de maio como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Em Pernambuco, para evidenciar a data, O Conselho Regional de Farmácia (CRF-PE) e o Diretório Acadêmico de Farmácia Carl Sheele da Universidade Federal de Pernambuco (DAFARCS-UFPE) realizam, durante o mês de maio, duas importantes ações.

A primeira ação acontecerá no próximo sábado (11/05), na Praça da Várzea, zona leste do Recife. Trata-se de uma ação educativa. Na ocasião, farmacêuticos, professores e estudantes de Farmácia da UFPE e de outras instituições de ensino vão orientar a população sobre uso seguro, armazenagem e descarte correto dos medicamentos. Haverá também a prestação de serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e aplicação de testes de glicemia.

Também com o objetivo de chamar a atenção para os problemas causados pela automedicação, CRF-PE e DAFARCs promovem, no dia 19 de maio, a 5ª Corrida e Caminhada pelo Uso Correto dos Medicamentos. A atividade ocorrerá no campus da UFPE. As inscrições serão abertas em breve.

CAMPANHA DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE URM
Data: 11/05/2018 | Hora: 8h às 12h
Local: Praça da Várzea – Recife