Recife, 19 de Abril de 2024

DCNTs NA PAUTA DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DO RECIFE

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  05/02/2019

O enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) pela rede municipal de saúde do Recife foi um dos assuntos da pauta da última reunião plenária do Conselho Municipal de Saúde, realizada no dia 31 de janeiro.

Na reunião, conselheiros, gestores e profissionais discutiram sobre os protocolos relativos às DCNTs, os mecanismos para o avanço no atendimento ao paciente no setor público e as etapas para a implantação de serviços essenciais nas unidades de saúde.

A farmacêutica Marise Matwijszyn, que compõe o corpo de conselheiros do segmento trabalhista pelo CRF-PE destacou na ocasião o valor das Práticas Integrativas (PICs) no Controle da Ansiedade, Hipertensão & Diabetes, Distúrbios do Sono, e de outras DCNTs.

Terapêutica Holística, Marise pontuou a necessidade do fortalecimento, pela gestão, das práticas integrativas na rede municipal de saúde do Recife, cujos resultados vêm sendo bastante satisfatórios para os pacientes.

“As Práticas Integrativas constituem um campo da atividade farmacêutica que tem sido muito procurado pelos pacientes. Elas enriquecem o trabalho de cuidados clínicos farmacêuticos e têm resultados surpreendentes”, concluiu Marise.

Fotos 1 e 2 - Lançamento do Protocolo DCNT pela PCR (dezembro de 2018)

Foto 2 - Reunião do Conselho Municipal de Saúde (31/01/2019)