Recife, 28 de Março de 2024

Notícias

Página para Impressão
Votlar
 

Farmacêuticos realizaram 481 atendimentos no Bem Estar Global em Recife

 
Comunicação do CFF  |  12/11/2018
 


O Bem Estar Gobal aportou em Recife nessa sexta-feira, 9, em pleno mês da campanha Novembro Diabetes Azul, alusiva ao dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes. Esse foi o tema na Tenda da Farmácia, montada no Parque Santana pelo Conselho Federal de Farmácia e pelo Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), com entidades parceiras. Entre testes de glicemia e colesterol capilar, hemoglobina glicada capilar, aferição da pressão arterial e consultas, os farmacêuticos realizaram 481 atendimentos para 163 pessoas (122 mulheres e 41 homens). Também foram distribuídas mais de 200 mudas de plantas medicinais.

E na capital que é a terceira classificada no ranking de diabetes para o público feminino, no país, segundo o Vigitel, inquérito telefônico do Ministério da Saúde para a vigilância de doenças crônicas no Brasil, um grande número de mulheres com diagnóstico da doença recorreu ao atendimento prestado pelos farmacêuticos. “O mais preocupante é que, em boa parte, elas apresentavam um quadro de descontrole dos índices glicêmicos, claramente agravado por fatores econômicos e sociais. Essas mulheres, pela sua condição social, não conseguem acessar os serviços de saúde para cuidarem de si próprias e de suas famílias”, observou Monica Lenzi, farmacêutica especialista em diabetes e integrante do Grupo de Trabalho sobre Diabetes do CFF, que participou da equipe de atendimento.

Um caso que exemplifica muito bem é o da dona de casa Adriana Maria de Oliveira. Ela tem diabetes e, com um filho autista, que demanda atenção constante, não consegue comparecer às consultas na unidade de saúde para fazer o tratamento corretamente. Ontem estava com os níveis de glicemia muito altos e foi encaminhada a Unidade de Pronto Atendimento. Ednéia dos Santos é outra paciente, cujo estado demandou atenção especial dos farmacêuticos. “Ela estava com uma taxa de hemoglobina glicada de 12%, o dobro do aceitável, e já apresenta sequelas do diabetes”, disse o farmacêutico Hágabo Mathyell, responsável pelo atendimento de Ednéia, que foi encaminhada a uma unidade básica de saúde para continuar sendo acompanhada.

A Presidente do CRF-PE, Gisêlda Castro Lemos de Freitas, agradeceu ao Presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, pela decisão de aliar os Conselhos de Farmácia ao projeto do Bem Estar Global, ação que tem proporcionado muita visibilidade ao trabalho do farmacêutico. Ela ressaltou a escolha acertada do tema para a edição de Recife. “Detectamos vários casos de mulheres com diabetes, e descontrole da doença.

Então foi muito importante.” O Diretor secretário-geral, Leandro Medeiros, destacou o enfoque dado à Fitoterapia, área em que ele atua. “Temos uma tradição no uso de plantas medicinais aqui em Pernambuco”, observou. Para a vice-presidente, Sarah Christine Cavalcanti Ximenes, um ponto importante da ação foi a oportunidade que os farmacêuticos tiveram de colocar sua capacidade técnica a serviços de tantas pessoas.

Recife foi a sétima cidade a receber o Bem Estar Global em 2018. “Parabéns à equipe envolvida na organização, que conseguiu realizar um número considerável de atendimentos em um tempo recorde. Antes mesmo do horário previsto, todos os pacientes que receberam fichas haviam sido atendidos”, destacou Walter Jorge João. Presidente do CFF e Conselheiro Federal de Farmácia pelo estado do Pará, ele lembrou que, nessa edição, a festa da saúde e da qualidade de vida foi embalada por sua conterrânea, a cantora Joelma.

A assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, agradeceu às entidades parceiras, cujo apoio foi fundamental para os bons resultados obtidos na ação. Estiveram junto com os Conselhos de Farmácia nessa edição do Bem Estar Global, a Faculdade Pernambucana da Saúde (FPS), a Prefeitura Municipal do Recife e a Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC). O presidente da entidade, Tarcisio José Palhano, destacou ao final da ação que, mais uma vez, a sensação era a do dever cumprido. “Agradeço aos colegas que estiveram junto conosco nessa importante missão, de levar o cuidado farmacêutico à população do Recife.”

Fonte: Comunicação do CFF | Fotos: Comunicação CRF-PE

Veja AQUI as imagens da ação