Recife, 28 de Março de 2024

Notícias

Página para Impressão
Votlar
 

Saiba quem são os agraciados com a Comenda do Mérito Farmacêutico de Pernambuco deste ano

 
Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  25/09/2018
 

Dra. Aexalgina de Aguiar Tavares Rocha
Farmacêutica Bioquímica, graduada pela UFPE em 1985; foi Coordenadora Regional do Laboratório de Análise Clínicas da II Regional de Saúde - Limoeiro no período 1990 a 2004; Secretária Geral do CRF-PE em 1988; Presidente do CRF-PE nos anos 1989 a 1991; Gerente do Departamento de Serviços de Saúde, medicamentos e correlatos da Vigilância Sanitária do Estado de 2005 a 2008; Farmacêutica bioquímica da Secretaria estadual de Saúde em 1989 até a presente data; Diretora do Distrito Sanitário I do município de Recife de 2006 a 2012; Assessora da Secretaria Executiva de Regulação da SES/PE de 2013 a 2016; Conselheira Regional Efetiva com mandato de 2016-2019; Atualmente é Diretora Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Ipojuca.


Dra Ana Claudia Florêncio Neves
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), com habilitação em Bioquímica, também pela UFPE. Pós-graduada em Saúde Coletiva e em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde (Sirio Libanês). Mestre em Inovação Terapêutica pela UFPE. Atualmente é Gestora da Farmácia de Pernambuco- Unidade Agreste, docente do Curso de Farmácia da ASCES UNITA. Membro Comissão de Farmácia e Terapêutica de Oftalmologia de PE. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Gestão em Assistência Farmacêutica.


Dr. André Santos da Silva
Farmacêutico pela UFPE, habilitado em Farmácia-Industrial. Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Mestre e Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFPE. Foi Farmacêutico da Farmácia Escola da UFPE por 6 anos, com destaque nacional em 2006 como um dos melhores trabalhos do Brasil em Atenção Farmacêutica pelo Ministério da Saúde. Atuou como Farmacêutico da Assistência Farmacêutica do Estado por sete anos. Foi Professor dos cursos de pós-graduação: UNA-SUS/ UFSC, CCE cursos, IDE e ASCES/UNITA. Foi Professor da FPS e da UFPI. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina, Conselheiro Regional pelo CRF-PE e Secretário da diretoria do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias. Possui mais de 15 trabalhos publicados em revistas científicas na área da Assistência Farmacêutica, e um vasto currículo que se destaca pela contribuição na formação acadêmica e no desenvolvimento da profissão farmacêutica em Pernambuco.


Dra. Beatriz Helena Ferreira Sitônio
Foi Chefe da Farmácia do Hospital dos Servidores do Estado no período de 1986 a 1991;Gerente da Divisão de medicamentos e correlatos da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde de 1995 a 1998;Gerente da Vigilância Sanitária do município de Olinda de 2001 a 2004; Gerente do Departamento de Vigilância à Saúde do Distrito Sanitário I do município de Recife no período de 2006 a 2012;Atuou também como farmacêutica na área de Nutrição Parenteral e Quimioterapia; Foi Conselheira Efetiva no CRF-PE no período 1989 a 1991, onde exerceu cargo na Diretoria de Secretaria Geral e Tesoureira; Atualmente atua como farmacêutica na Assistência Farmacêutica do Estado no Setor da Garantia da Qualidade do medicamento.


Dr. Bráulio César de Sousa
Mestre em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Manipulação Magistral Alopática-TEMMA, pela ANFARMAG e graduado em Farmácia pela UFPE. No SUS, como servidor público estatutário do município de Jaboatão dos Guararapes exerce a função de Inspetor Sanitário. Foi presidente Conselho Regional de Farmácia (CRF/PE) no mandato 2014/2015, conselheiro regional no CRF/PE mandatos 2008/2011 e 2012/2015; É Conselheiro federal, cm mandato de 2016/2019; Foi Presidente da Anfarmag Regional - 2007/2009; É Servidor Público Estadual, lotado no Hospital Getúlio Vargas como farmacêutico hospitalar; Foi homenageado com a Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional pelo CFF em 2017 e agraciado com a Medalha Jubileu da Academia de Farmácia em 2016.


Dr. Dagoberto Ferreira de Carvalho Júnior
Médico pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco e Mestre em História pela UFPE. Escritor e Historiador, tem 17 livros publicados. É Titular da Cadeira 25 da Academia Piauiense de Letras. No Recife onde se radicou a partir de 1981, pertenceu ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, do qual foi Diretor Tesoureiro. Integrou também a diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco. Concomitantemente pertenceu à Sociedade Eça de Queiroz, da qual foi Secretário e presidente, durante doze anos.
Foi pediatra e diretor do Hospital Geral de Areias e do Posto de Puericultura e Pediatria ‘Martagão Gesteira’, Campo Grande, Recife. Exerceu durante anos, a Coordenação Médica dos Comitês Estaduais de Farmácia e Terapêutica, vinculados à Diretoria e depois Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF). Editou, em 2012, o livro Tempo da Farmácia (2012.
Possui as seguintes honrarias: Cidadão Honorário do Recife e dignitário da ‘Medalha José Mariano’ (Câmara Municipal); ‘Medalha do Marquês de Pombal’, da Câmara de Oeiras, Portugal; ‘Renascença’, do ‘Tricentenário de Valério Coelho Rodrigues’ e ‘Oeiras 300 anos’ (Governo do Estado do Piauí); ‘Mafrense’, da Prefeitura de Oeiras; ‘Mérito Legislativo’, da Câmara Municipal de Oeiras; ‘Conselheiro Saraiva’, da Prefeitura de Teresina; e ‘Visconde da Parnaíba’, do Instituto Histórico de Oeiras.


Dra. Flávia Patrícia de Morais
É Graduada em Farmácia com habilitação em Indústria de Medicamentos pela UFRNe Doutora pelo Programa de Pós-graduação da UFPE. Foi coordenadora de Pesquisa & Desenvolvimento do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes, de 2003 a 2011. A partir de 1999, iniciou suas contribuições como docente do Curso de Farmácia da UFPE. Desde 2010 está na Faculdade Pernambucana de Saúde. É membro da Comissão de Ensino do CRF-PE desde 2012. Foi membro suplente de PE da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF 2014 a 2016). É membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, da Comissão do Programa de Iniciação Científica, do Núcleo de Internacionalização e do Comitê de Desenvolvimento Docente da Faculdade Pernambucana de Saúde. É docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. No Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira é membro do Comitê de Ética em Pesquisa e farmacêutica do Centro de Pesquisa Clínica.


Dr. Manoel Lázaro Sampaio
Dr. Manoel Lázaro Sampaio é formado em Farmácia/bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1975. Cumpriu estágio no hospital do Exército de Pernambuco. Trabalhou no laboratório de Análises Clínicas de São José do Egito, de 1976 ao início de 1978. Fundou o laboratório (LASAC) EM 1978, onde exerce sua função até hoje, expandindo essa empresa por quase todo Sertão de Pernambuco. É sócio da Sociedade Brasileira De Análises Clinicas. Foi responsável técnico pela Farmácia Socorro em Salgueiro-PE, de 1998 a 2014. Concursado pelo estado de Pernambuco em 1990, passou a exercer sua função no laboratório do hospital regional Inácio de Sá, onde trabalha até hoje. Nos mais de 40 anos de atividade profissional sempre prestou seus serviços com responsabilidade e ética, respeitando e caridade seu juramento de Farmacêutico Bioquímico.


Dr. Augusto César Elihimas de Carvalho (Homenageado Especial)
É deputado estadual, exercendo o quinto mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. É membro titular da Comissão de Administração Pública e suplente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Alepe. Em 2015, foi eleito para ocupar o cargo de 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia. Em sua atuação parlamentar, Augusto César apresentou importantes projetos que se tornaram lei. Uma delas é a Lei nº 16.317, de março deste ano, que trata da prestação de serviços farmacêuticos nas farmácias em Pernambuco. Formado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Augusto também possui o curso de Química pela Universidade Católica de Belo Horizonte e de Biologia na Autarquia Educacional de Arcoverde. Augusto Cesar foi Diretor de Assuntos Estratégicos de Pesquisa e Desenvolvimento da Hemobrás e exerceu o cargo de Presidente Interino Nacional da Hemobrás. É membro efetivo do Diretório Estadual do PTB e já exerceu o cargo de prefeito no município de Serra Talhada, entre 1993 e 1996.