Recife, 29 de Março de 2024

Notícias

Página para Impressão
Votlar
 

Farmacêutica comprova através de estudo benefícios do Comupe para os municípios

 
Amupe (www.amupe.org/) 27/08/2018  |  28/08/2018
 
A farmacêutica Lívia Miranda, após tomar conhecimento da experiência do município de João Alfredo – sua terra natal – com o Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe), resolveu estudar mais a fundo os benefícios desse tipo de parceria para as prefeituras. “Eu tive interesse em conhecer a atuação do consórcio diante da escassez de recursos enfrentados pelos gestores”, explica.


Cursando o MBA em Serviços de Saúde e Gestão hospitalar na Faculdade de Administração de Pernambuco – FCAP – UPE, a farmacêutica decidiu fazer seu trabalho de conclusão do curso sobre o Comupe. Lívia quis aprofundar o conhecimento fazendo comparativos e levantando dados das despesas do município com medicamentos antes e depois do Consórcio.

O resultado foi surpreendente. “O consórcio foi apontado ao final do trabalho como uma iniciativa bem sucedida na gestão farmacêutica municipal, pois foi considerado uma alternativa racionalizadora de custos. Hoje reconhece-se na administração pública o vício de gastar mal, e o consórcio vem na contramão desta velha tradição, mostrando que a eficácia e a economia podem caminhar juntas”, apontou Lívia.

De acordo com a pesquisa de Lívia Miranda, no ano de 2016, o município conseguiu economizar 23,5% na aquisição de medicamentos, através do Consórcio. Para a farmacêutica, os municípios precisam conhecer melhor essa alternativa. “Se faz necessário uma maior e melhor apresentação do consórcio aos municípios do Estado de Pernambuco, principalmente à aqueles de pequeno/médio porte, como um sistema alternativo de compra de medicamentos, com o propósito de combinar agilidade no processo de aquisição com economia de escala. A divulgação dos resultados positivos do consórcio para outros municípios e posterior adesão, pode fortalecer esta modalidade de compra”, opina a farmacêutica.

O presidente do Consórcio, José Patriota, concorda com a farmacêutica mas garante que a Amupe tem se empenhado nessa divulgação, através das assembleias e também de visitas do secretário executivo José Mário Barros às regiões. Recentemente aderiram ao Comupe os municípios de Arcoverde e Águas Belas e está em processo o de Inajá. O Consórcio está ampliando a quantidade de produtos com compra compartilhada para materiais de informática, pneus e veículos.