Recife, 24 de Abril de 2024

CRF-PE DISCUTE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA PÚBLICA COM AMUPE

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  13/07/2018

Na tarde da quarta-feira (11/07), diretores do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PE) e membros da Comissão Parlamentar do órgão se reuniram com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) José Patriota, em Recife. Na pauta, a discussão sobre a assistência farmacêutica no âmbito municipal.

Na ocasião os gestores do CRFPE apresentaram ao presidente da AMUPE a proposta de avanço gradativo da assistência farmacêutica, construída pela Comissão de Saúde Pública e pelo Plenário do CRF-PE. A proposta tem como objetivo a regularização dos estabelecimentos públicos perante o CRF-PE e a implementação da AF de forma gradativa, almejando a Assistência Plena estabelecida pela Lei 13.021/2014.

“Não se trata apenas de uma questão legal. Nosso objetivo é reafirmar o caráter estratégico da assistência farmacêutica para os municípios e a importância do profissional farmacêutico para a saúde pública”, destacou Gisêlda Lemos.

Atualmente cerca de 70% dos profissionais inscritos no Conselho de Farmácia atuam no setor privado e 30% no setor público de saúde. “O equilíbrio nessa distribuição certamente trará benefícios, tanto para a gestão quanto para a população, que terá um atendimento mais qualificado”, afirmou Gisêlda.

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco foi representado pelas diretoras Gisêlda Lemos (Presidente), Sarah Ximenes (Vice-presidente) e Joyce Nunes (Tesoureira). Além da diretoria, estiveram presentes os farmacêuticos Ulisses Cordeiro, João Alves e Lucas Cantarele, que integram a Comissão Parlamentar do CRF-PE.