Recife, 24 de Abril de 2024

Todo apoio ao SINFARPE

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  11/05/2018

Com mais de cinco décadas de existência, o Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco (SINFARPE) tem como marca histórica a defesa dos direitos dos farmacêuticos. Ao longo desse tempo foram longas batalhas por melhores salários, pela redução da jornada de trabalho, contra a terceirização e a precarização das relações de trabalho. Além das lutas especificas, O SINFARPE esteve sempre presente nas grandes lutas pela democracia, pela soberania nacional e pela defesa da saúde pública.

Contudo, da mesma forma como vem ocorrendo com centenas de entidades sindicais do país, o SINFARPE sofre neste momento um duro golpe em consequência dos efeitos da reforma trabalhista. Esse enfraquecimento vem ocorrendo porque a reforma, além de atingir os trabalhadores, retirou as principais fontes de receita dos sindicatos.

No caso do SINFARPE, de acordo com a Direção da entidade, o fim da contribuição sindical representou uma queda drástica na sua receita, tornando cada vez mais difícil o custeio das despesas com pessoal, assessoria jurídica, serviços de homologação, comunicação e outras.

Um dos objetivos da reforma foi justamente enfraquecer os Sindicatos como organizações de representação e luta dos trabalhadores, facilitando assim a retirada e a redução de direitos historicamente conquistados.

Neste cenário, a existência do sindicato ganha relevância inconteste. O sindicato é a instituição que melhor atua para assegurar o cumprimento dos direitos trabalhistas dos seus representados e denunciar os abusos.

Assim, é preciso fortalecer o SINFARPE. Manter a sustentabilidade do Sindicato é manter a sua capacidade de resistência, sobretudo neste momento em que os direitos dos trabalhadores estão ameaçados.

Não deixe morrer a entidade que defende os direitos dos farmacêuticos pernambucanos!