Recife, 23 de Abril de 2024

Profissionais do LAFEPE iniciam capacitação em Cuidados Farmacêuticos

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  24/04/2018

Os profissionais das farmácias públicas do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (LAFEPE) iniciaram, nos dias 09 e 10 de abril, a primeira etapa da capacitação “Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é executado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e tem apoio do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE).

Participam do projeto farmacêuticos das 35 unidades do Lafepe, além de profissionais ligados à Assistência Farmacêutica municipal. Devido à distribuição geográfica dos profissionais, foram criados dois pólos, um em Recife e o outro em Serra Talhada.
A capacitação terá carga horária total de 96 horas, distribuídas em seis módulos presenciais de 16 horas. As aulas do primeiro módulo são ministradas pelo professor Wallace Entringer Bottacin, doutorando em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Farmácia Clínica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A etapa teórica se estende até o mês de agosto. Após esta etapa, O CFF, através do seu grupo de tutoria, dará o suporte para atuação dos farmacêuticos.
Entre os novos serviços a serem disponibilizados, em nível de Atenção Básica, nas Farmácias Lafepe, estão a aferição da pressão arterial, avaliação para controle glicêmico, o monitoramento sobre o correto uso dos medicamentos e o rastreamento em saúde, que inclui a identificação de sinais e sintomas para formalização de encaminhamento ao médico.

SOBRE O PROJETO

O projeto Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) foi lançado pelo Conselho Federal de Farmácia no ano passado. A metodologia desenvolvida permite ao CFF, por meio dos Conselhos Regionais, reunir dezenas de farmacêuticos nos municípios e implantar os cuidados farmacêuticos em sua cidade, com o acompanhamento de tutores que darão consultoria após o curso.

"O objetivo é fazer com que os profissionais que participarem conheçam, compreendam e apliquem o raciocínio clínico, no sentido de aprimorar o cuidado farmacêutico no âmbito do SUS", destaca Valmir de Santi, coordenador do projeto.
O representante de Pernambuco no Conselho Federal de Farmácia, Bráulio César de Sousa, tem se esforçado na tentativa de montar polos no Estado que possibilitem a realização do projeto. “Como primeiro resultado desses esforços estamos iniciando com dois pólos, um em Recife e outro em Serra Talhada, formados por farmacêuticos do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (LAFEPE) e de alguns municípios. A intenção é formar outros pólos reunindo os colegas das AFs dos municípios”. Explica Bráulio César.

Para a presidente do CRF-PE, Gisêlda Lemos, o projeto "Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde” representa uma oportunidade ímpar para os profissionais de Pernambuco, por se tratar de uma qualificação de alto nível. “Só temos a agradecer ao Conselho Federal de Farmácia e ao conselheiro Bráulio César. Estamos contentes com o início do projeto em nosso Estado”. Frisou.