Recife, 19 de Abril de 2024

Notícias

Página para Impressão
Votlar
 

Farmacêuticos prestigiam destaques da profissão

 
Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  25/09/2017
 
Solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico ocorreu na sexta-feira, dia 22 de setembro



A categoria farmacêutica pernambucana compareceu em peso para homenagear os destaques da profissão na solenidade de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico de Pernambuco. O evento ocorreu na noite da sexta-feira (22/09) na Rose Beltrão Recepções, em Recife, sendo um dos mais concorridos dos últimos anos.

Promovida pelo Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, a solenidade integra as comemorações do Dia Internacional do Farmacêutico (25/09). Na ocasião, houve também o lançamento da revista Farmanews-PE, editada pelo Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco.

A presidente do CRF-PE, Gisêlda Castro Lemos de Freitas abriu a solenidade destacando que todos os homenageados, 7 farmacêuticos e 1 médico, contribuíram e contribuem para o fortalecimento da classe farmacêutica. “Vocês têm um legado profissional que servirá de exemplo para as futuras gerações de farmacêuticos”. Disse.

Como ocorre todo ano, além de serem escolhidos 8 profissionais como merecedores da Comenda do Mérito Farmacêutico, o Plenário do CRF-PE escolhe outra figura de destaque para receber a homenagem especial. Na edição deste ano, o escolhido foi o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João.

Ao justificar a escolha, Gisêlda Lemos ressaltou que a liderança exercida pelo presidente do CFF trouxe um novo momento para a profissão farmacêutica no Brasil. “O prestígio e a dignidade da classe farmacêutica têm um marco histórico, que é a sanção da lei 13.021, de 2014. Com certeza hoje estamos mais fortalecidos e cada vez mais reconhecidos pela sociedade”, Disse.

A dirigente do CRF-PE afirmou ainda que Pernambuco vem recebendo total apoio por parte do CFF, seja nos programas de qualificação que vêm sendo realizados em parceria, seja na inserção de profissionais pernambucanos nos grupos de trabalho do CFF.

Em seguida, o presidente do CFF afirmou ser motivo de muita alegria estar presente na solenidade de outorga da comenda do mérito farmacêutico. “Quero aproveitar esta ocasião de confraternização para demonstrar meu entusiasmo com o novo momento de ebulição e de avanços vivido pela nossa profissão. Em menos de cinco anos saímos de uma situação de grande adversidade, uma situação na qual as farmácias eram vistas com mero comércio e os farmacêuticos eram vistos apenas como entregadores de medicamentos. Nos saímos dessa situação para uma situação de conquistas e de avanços para a nossa profissão e para a sociedade”. Afirmou.

Na programação da noite constou ainda o lançamento da Revista Farmanews-PE, novo canal de comunicação do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco e espaço de difusão de assuntos relacionados à profissão farmacêutica. A novidade foi anunciada pelo secretário geral do CRF-PE, Leandro Medeiros.

SOBRE A COMENDA - A Comenda do Mérito Farmacêutico foi instituída pela Deliberação 017/2008, do CRF-PE e tem como objetivo homenagear os profissionais farmacêuticos, cidadãos e autoridades que prestem relevantes serviços à profissão farmacêutica.

Este ano foram agraciados sete farmacêuticos e um médico. Além deles, recebeu homenagem especial o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, em reconhecimento ao seu trabalho em defesa da profissão farmacêutica e da saúde pública.

Veja a lista dos homenageados
• ALDO CÉSAR PASSILONGO
• ANTONIO CAVALCANTE DE MELO
• ELIANE LAFAYETTE ARAÚJO
• JOSÉ AUGUSTO CABRAL DE BARROS
• LUIZ TORRES NETO
• MARIA CONCEIÇÃO DE LIMA FREITAS
• MARIA SELMA LOPES MACHADO
• PEDRO MADEIRA DE MELO (IN MEMORIAM)

Homenagem especial: Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia.

A solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico contou com apoio da Qualicorp Administradora de Benefícios, do SINFARPE, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade – ICTQ e do Instituto de Desenvolvimento Educacional – IDE.

SAIBA MAIS SOBRE OS HOMENAGEADOS:


ALDO CÉSAR PASSILONGO - Graduado em Farmácia e habilitação em Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora; mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor do Programa de Pós-graduação em Inovação Terapêutica também pela UFPE. Foi docente no Centro Universitário CESMAC - Maceió para o Curso de Farmácia e Biomedicina entre 2004-2011, Docente e Coordenador do Curso do Centro Universitário Mauricio de Nassau entre 2005-2017. Atualmente é professor do curso de farmácia e Nutrição do Centro Universitário Estácio/FIR, em Recife e do curso de farmácia da Faculdade São Miguel; É farmacêutico da Prefeitura do Recife. É Conselheiro Regional do CR-PE para o mandato 2016-2019.


ANTÔNIO CAVALCANTE DE MELO - É farmacêutico e cursa atualmente pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica. É também graduado em licenciatura em Matemática e em Ciências Biológicas. Começou a trabalhar aos 16 anos, na agricultura, passando depois por uma indústria de pré-moldados e indústria de baterias para veículos. Atualmente é Farmacêutico e Administrador da rede Farmácias Cavalcante, empreendimento iniciado em 1994 e que hoje conta com 6 unidades na cidade de Belo Jardim, uma (01) em São Bento do Una e uma (01) em Pesqueira. O grupo, que conta com cerca de 90 colaboradores, tem um plano de expansão, seja com inauguração de unidades próprias, seja pelo sistema de franquia.
Antônio Cavalcanti foi presidente da Camâra de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Jardim no período de 2007 a 2009, é membro da Academia Belojardinense de Letras e Artes (ABLA) e em 2014 recebeu a medalha de Honra ao Mérito de Orgulho Belojardinense.


ELIANE LAFAYETTE ARAÚJO - É Graduada em Farmácia e Bioquímica pela UFPE, possui Especialização em Citologia Clínica. Exerceu atividades profissionais no Laboratório de Análises Clínicas de Afogados da Ingazeira. Como Professora Assistente do Departamento de Ciências Farmacêuticas, da UFPE, ministrou as disciplinas Urinálises, Microbiologia Clínica, Parasitologia Clínica e Fluidos Biológicos. Foi Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Farmácia e foi Sub-Chefe do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE. Participou como ministrante de cursos e palestras na área de análises clínicas.


JOSÉ AUGUSTO CABRAL DE BARROS - É formado em Filosofia, História e Medicina. Tem pós-graduação em Residência em Medicina Preventiva, Especialização em Saúde Pública, Doutorado em Saúde Pública e Pós-doutorado na mesma área. Na experiência profissional, atuou como médico na Secretaria de Saúde de São Paulo, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde entre 1985 e 1986, professor Departamento de Medicina Social do Centro de Ciências da Saúde da UFPE de 1979 a 2006, atuando como docente nos cursos de graduação em Medicina e Farmácia e no Curso de Mestrado em Saúde Coletiva, do qual foi Coordenador durante cinco anos. Ainda como docente, atuou na graduação e pós-graduação em várias universidades.
Tem dado ênfase na atividade acadêmica e extra-acadêmica ao campo da Farmacoepidemiologia tendo implementado Projetos de Pesquisa,Cursos e Oficinas de Capacitação oferecidos para diferentes instituições. Tem livros publicados e inúmeros artigos em revistas especializadas.
• É Fundador do Comitê para a América Latina e membro do Comitê Consultivo da AIS (Acción Internacional para la Salud)
• Co-Fundador e, atualmente, membro do Conselho Diretor da SOBRAVIME (Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos)
• Membro do Conselho Editorial de 13 periódicos científicos da área médico-farmacêutico
• Consultor ad hoc do CNPq (Ministério de Ciência e Tecnologia e da CAPES/Ministério da Educação) na área de Saúde Coletiva/Epidemiologia
• Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (UFJF), no biênio 2007/2008
• Membro do Comitê Nacional para o Uso Racional de Medicamentos (Ministério da Saúde)


LUIZ TORRES NETO - É Graduado em Farmácia pela UFPE em 1986; Foi presidente da Associação dos Farmacêuticos de Pernambuco, do Conselho Regional de Farmácia e do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco. Foi também Conselheiro Federal e Diretor da FENAFAR. Atua na Assistência Farmacêutica da SES/PE e Vigilância Sanitária de Camaragibe/PE. Atuou em outros cargos públicos, sempre pautando suas ações em prol dos farmacêuticos e da população mais carente.


MARIA CONCEIÇÃO DE LIMA FREITAS - É graduada em Ciências Farmacêuticas com habilitação em Bioquímica e Indústria, pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde, Pela UFPE e em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco. É servidora pública da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, mentora da implantação, implementação, estruturação e gerenciamento das políticas de assistência farmacêutica básica e nas ações de saúde, voltados ao uso racional de medicamentos. Atuou como coordenadora de assistência farmacêutica dos municípios de Olinda e Cabo de Santo Agostinho, contribuindo na elaboração e implantação da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica; na Secretaria de Saúde do Recife, coordenou a assistência farmacêutica do distrito sanitário I, atuando na gestão técnica do medicamento e junto as equipes multiprofissionais da atenção primária à saúde. Atualmente exerce suas funções na Coordenação da Assistência Farmacêutica ambulatorial, na Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, apoiando tecnicamente os municípios, contribuindo para o fortalecimento da política de assistência farmacêutica.


MARIA SELMA LOPES MACHADO - É Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e em Biologia – Licenciatura Plena em Ciências, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. É especialista em gestão da assistência farmacêutica, professora especialista no ensino de ciências e biologia – aposentada pela rede estadual de ensino.
Servidora Pública do Estado dedica suas atividades em áreas onde o foco principal é o paciente. Atuando tanto na gestão como na área técnica em vários setores da assistência farmacêutica do Estado: Coordenou a farmácia regional da III DIRES - Palmares (atual III GERES); no setor de programas especiais da diretoria de assistência farmacêutica; no setor de controle de qualidade dos medicamentos CEME na farmácia central do estado; na farmácia hospitalar do Barão de Lucena; na farmácia de medicamentos excepcionais do Estado (I GERES, farmácia central, hospital Getúlio Vargas e hospital Pedro II); foi coordenadora do programa de medicamentos excepcionais da Superintendência de Assistência Farmacêutica/SES. No momento, atua como Gerente de Políticas de Assistência Farmacêutica da Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica/SES, é suplente da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e do Grupo Técnico de Assistência Farmacêutica Conselho Estadual de Saúde - CES-PE .


PEDRO MADEIRA DE MELO (IN MEMERIAN) - Nasceu em de 1926, na cidade de Joaquim Nabuco. Foi filho do pioneiro do ramo de farmácia no interior de Pernambuco, o farmacêutico Zenobio da Cunha Melo, fundador da Farmácia do Povo, na cidade de Palmares, uma das farmácias mais tradicionais e antigas de Pernambuco em funcionamento até hoje administrada hoje por sua irmã, Mirta Madeira de Melo. Por influência do pai, ingressou na Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade do Recife, onde foi diplomado no ano de 1947.
Foi professor titular da disciplina de Saúde Pública da Universidade Federal da Paraíba. Foi tesoureiro do Conselho Federal de Farmácia na gestão 1974/1976