Recife, 24 de Abril de 2024

Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos é evidenciado em Pernambuco

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  08/05/2017

O dia 05 de maio vem se consolidando a cada ano como Dia Nacional Pelo Uso Racional de Medicamentos. Em Pernambuco, O Conselho Regional de Farmácia (CRF-PE) trabalha para que a campanha pelo URM cresça cada vez mais.

Para evidenciar a data, o CRF-PE e o Diretório Acadêmico de Farmácia da Universidade Federal de Pernambuco (DAFARCS-UFPE) realizaram, na manhã da sexta-feira (05/05) ação educativa, com orientações sobre uso racional de medicamentos.

A ação foi realizada na praça da Várzea, na zona leste do Recife. Farmacêuticos, professores e estudantes de Farmácia da UFPE participaram da atividade. A vice-presidente do CRF-PE, Joyce Nunes disse que a ação simboliza a adesão das duas entidades ao Desafio Global Para a Segurança do Paciente no Uso de Medicamentos da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para 2017.

Durante a atividade foram realizados 304 atendimentos. Na ocasião, houve orientação farmacêutica sobre o uso racional de medicamentos, prevenção e tratamento das arboviroses (dengue, zika e Chikungunya) e fotoproteção, além de prestação de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia.

Veja as imagens do evento: http://migre.me/wzlVZ

MAIS AÇÕES PELO ESTADO
Além desta ação, o CRF-PE apoiou ações semelhantes, como a do Centro de Informações Sobre Medicamentos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (CIM-UNIVASF).

A ação teve início na sexta-feira (05/05), nas cidades de Petrolina(PE) e Juazeiro(BA) e prossegue no dia 08 e 09 nas cidades de Lagoa Grande (PE) e Campo Formoso (BA), com orientações às populações locais sobre o uso e o descarte seguro de medicamentos.

A atividade envolve professores e estudantes da Univasf. O Conselheiro Federal de Pernambuco no Conselho Federal de Farmácia, Bráulio César de Sousa participou da ação de ontem e enalteceu o importante trabalho que vem sendo realizado pelo CIM-UNIVASF.

A atividade envolve professores e estudantes da Univasf. O Conselheiro Federal de Pernambuco no Conselho Federal de Farmácia, Bráulio César de Sousa participou da ação educativa em Petrolina e enalteceu o importante trabalho que vem sendo realizado pelo CIM-UNIVASF.

FACOL
O Dia Nacional Pelo Uso Racional de Medicamentos foi comemorado na sexta, dia cinco de maio, pelos alunos e professores do Curso de Farmácia da Faculdade Osman Lins (FACOL) com a realização de campanha na cidade de Limoeiro, localizada na região do Médio Capibaribe.

Durante todo o dia, os acadêmicos interagiram com a população local, prestando orientações sobre os perigos da automedicação e sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

O evento foi promovido em parceria entre a FACOL e a Prefeitura de Limoeiro e contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE).