Recife, 24 de Abril de 2024

Pernambuco nas discussões sobre diretrizes curriculares dos cursos de Farmácia

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  17/04/2017

O Conselho Nacional de Educação (CNE) realizou ontem, dia 3 de abril, audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Farmácia (DCNs). A audiência aconteceu na sede do CNE, em Brasília, e contou com a presença de dirigentes da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF), farmacêuticos, discentes, conselheiros regionais e federais de Farmácia ligados à educação, professores diretores de cursos de Farmácia de todo o país e representantes de sociedades e associações profissionais farmacêuticas.

O CRF-PE participou das discussões, sendo representado na ocasião pelo professor e coordenador de curso de farmácia Gustavo Santiago Dimech, que integra a Comissão de Ensino do CRF/PE e pelos conselheiros federais Bráulio césar de Sousa (Titular) e Carlos Eugênio Muniz de Holanda Cavalcanti (Suplente).

A sessão foi coordenada pelo conselheiro do CNE, Luiz Roberto Curi, que destacou a seriedade e a imparcialidade com que foram conduzidas as discussões sobre as DCNs. Em seguida, Curi passou a palavra ao presidente do CFF, Walter Jorge João.

O dirigente do CFF destacou que a elaboração das diretrizes transcorreu da forma mais democrática possível com a parceria da ABEF, em busca de uma nova formação para a profissão.

As contribuições de todos esses atores foram debatidas durante o I Encontro Nacional de Educadores em Farmácia Clínica, realizado em maio de 2015, em Gramado (RS), e no I Fórum Nacional de Discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, que ocorreu simultaneamente ao Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica (Cobef), em junho daquele mesmo ano, em Salvador (BA).

O relator da audiência, conselheiro do CNE, Yugo Okida, ressaltou que a entidade irá avaliar as sugestões recebidas, tanto presencialmente como pela internet, e destacou que todas as contribuições devem estar de acordo com a legislação vigente.

Com informações do CFF.