Recife, 19 de Abril de 2024

Programa de Capacitação do CRF-PE promove curso de Hematologia e palestra sobre Empreendedorismo para Caruaru

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  18/10/2016

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco realizou sábado (15/10), na cidade de Caruaru, o “Minicurso de Atualização em Hematologia” e a palestra “Empreendedorismo: o caminho para o seu próprio Negócio”. As atividades fazem parte do Programa de Capacitação do CRF-PE.

Os eventos aconteceram no Centro de Convenções do SENAC Caruaru, sob a organização da Comissão de Análises Clínicas do CRF-PE e com apoio da Subsede Caruaru.

O Minicurso de Atualização em Hematologia foi ministrado por Marcos Kneip Fleury, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Assessor Científico do Programa Nacional de Controle de Qualidade, PNCQ-SBAC. A palestra sobre empreendedorismo teve como ministrante a psicóloga organizacional Elaine Veras Rossiter, do SEBRAE.

“A atual gestão do CRF-PE vem atuando em duas vertentes, a fiscalização, que tem como foco o exercício da atividade farmacêutica dentro da legalidade e a capacitação dos profissionais frente às demandas do mercado”. Disse a presidente do CRF-PE, Gisêlda Castro Lemos de Freitas durante a abertura do evento.
Segundo a dirigente, o Programa de Capacitação do CRF-PE tem proporcionando aos farmacêuticos da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado oportunidades de qualificação através de cursos, palestras e encontros. “Essas atividades são demandadas pelas comissões assessoras, que têm exercido um papel importante”. Destacou.

A presidente do CRF-PE anunciou ainda uma excelente oportunidade de qualificação para os farmacêuticos do Agreste e do Sertão do São Francisco: o Curso de Excelência Farmacêutica, a ser executado em parceria com o Conselho Federal de Farmácia e Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária, constando de dois módulos, um com foco em Administração e Marketing de Farmácia Comunitária e o outro em Serviços Farmacêuticos nas Farmácias Comunitárias. Em Petrolina, o curso será realizado nos dias 21 e 22 deste mês e nos dias 04 e 05 de novembro. Em Caruaru, a capacitação está prevista para os dias 11 e 12 (1º modulo) e 18 e 19 (2º módulo) de novembro.

Os farmacêuticos Alexandre Tavares da Silva, Hélio Freitas da Cruz Júnior e Ana Garmene Leite de Araújo, integrantes da Comissão de Análises Clínicas do CRF-PE ressaltaram o esforço para a realização do curso e da palestra em Caruaru. “A Comissão vem trabalhando no sentido de estimular nossa área de atuação.

Estamos à disposição dos colegas para a troca de ideias e sugestões”. Disse Alexandre Tavares, anunciando ainda que a próxima capacitação programada pela Comissão de Análises Clínicas será o minicurso “Exames laboratoriais para acompanhamento farmacoterapêutico”, a ser realizado em novembro, em Recife.

Também presente no evento, o coordenador da Subsede do CRF-PE em Caruaru, Vonhson Francisco Machado de Miranda considerou louvável o incentivo cada vez maior à capacitação aos profissionais do interior.

A capacitação contou ainda com a presença do conselheiro regional Samuel Daniel de Sousa Filho.