Recife, 20 de Abril de 2024

Importância do cuidado farmacêutico é tema de campanha pelo 25 de setembro

CFF  |  21/09/2016

No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e os conselhos regionais estão aproveitando essa data para conversar com a população sobre a importância do trabalho e do conhecimento técnico-científico do farmacêutico no cuidado com a saúde das pessoas. Para isso, escalaram alguns personagens muito conscientes do lugar do farmacêutico na equipe de saúde e da relevância dos serviços que esse profissional presta ao paciente, à família e à comunidade.

Durante os próximos três meses, dona Alda; seu neto, Caio; a vizinha da família, Malu; e o Dr. Tarcísio, farmacêutico no bairro onde eles moram, estarão nas redes sociais e sites institucionais dos conselhos para compartilhar informações, orientações e muito mais. Caberá ao Dr. Tarcísio, explicar sobre as leis e normas que regem o trabalho do farmacêutico e o funcionamento das farmácias, uma vez que a campanha pretende atingir também os farmacêuticos e estudantes de Farmácia.

A peça principal da campanha é um vídeo de 30 segundos, que tem como personagem principal a dona Alda. A idosa fala das suas dificuldades cotidianas como usuária de vários medicamentos, mas afirma que se sente muito bem, pois está sendo acompanhada pelo seu farmacêutico, o Dr. Tarcísio. Ela mostrará ao público que o cuidado farmacêutico faz bem para pessoas de qualquer idade. Quem também é idoso deve ficar atento às dicas de dona Alda (para ver o vídeo, clique aqui)

Outros vídeos serão divulgados, semanalmente, mostrando o atendimento prestado por farmacêuticos aos seus pacientes. A proposta é, a partir de experiências reais, evidenciar a importância de as pessoas consultarem sempre esses profissionais. Textos ilustrados pelos personagens complementarão as informações a respeito da atuação clínica dos farmacêuticos.

A campanha buscará uma interatividade com o público por meio de dois aplicativos, que serão hospedados em um hotsite especialmente criado para divulgar a iniciativa. Por meio do primeiro aplicativo, o internauta poderá testar seus conhecimentos sobre o trabalho farmacêutico e ainda acessará um conteúdo complementar, disponibilizado ao final do teste. O segundo aplicativo é um jogo divertido, que possibilitará à pessoa descobrir com qual remédio ela se parece mais. A brincadeira deixará um recado sério: nenhum medicamento pode ser usado sem a orientação de um farmacêutico.

O conteúdo da campanha estará disponível a partir desta quarta-feira, dia 21 de setembro. O CFF e os conselhos regionais de Farmácia conclamam farmacêuticos, estudantes de farmácia e o público em geral a curtir e compartilhar as peças nas redes sociais. “Contamos com a ajuda de todos para que a mensagem dos conselhos de Farmácia possa chegar ao máximo de pessoas possível. Afinal, temos uma grande contribuição a prestar”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.