Recife, 20 de Abril de 2024

Projeto Cuidado Farmacêutico do Recife recebe certificação do MS

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  22/08/2016

Vinte e três farmacêuticos da rede de Saúde da Prefeitura do Recife receberam, na sexta-feira passada (19/08) certificado de qualificação em atendimento de clínica farmacêutica. A entrega da certificação ocorreu no auditório da PCR, com presença do consultor técnico da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Orlando Mário Soeiro, do secretário municipal de saúde, Jaílson Correia, da Gerente Geral da Assistência Farmacêutica, Karinna Boaviagem, das diretoras do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, Gisêlda Castro Lemos de Freitas (Presidente) e Joyce Nunes dos Santos (Vice-presidente) do conselheiro federal do CFF, Bráulio César de Sousa e do apoiador do Ministério da Saúde, Divaldo Lyra.

Durante a solenidade de certificação, a Gerente Geral da Assistência Farmacêutica, Karinna Boaviagem agradeceu à direção do Conselho Regional de Farmácia pelo apoio ao projeto, destacando a participação da vice-presidente do órgão, Joyce Nunes dos Santos, “Uma entusiasta do projeto, desde o início”.
Segundo Karina Boaviagem, a implantação do cuidado farmacêutico incrementa a forma de atuação do profissional. “O profissional de Farmácia, que antes estava mais ligado à logística dos insumos, agora senta com o paciente, avalia a prescrição e identifica nuances do processo medicamentoso”, explicou Karinna.
Representado o CRF-PE na solenidade, Joyce Nunes dos Santos afirmou que o projeto cuidado farmacêutico é um “divisor de águas” e vai demonstrar, ao longo de sua execução, a importância da atenção farmacêutica e dos serviços farmacêuticos. A equipe da AF do Recife foi vanguarda ao assumir esse serviço. Quem sairá ganhando é a população".
A dirigente colocou como desafio para os profissionais que receberam a certificação o trabalho de sensibilização dos demais profissionais da rede, além do apoio para a expansão do projeto para outros municípios. “Que Recife seja um multiplicador do cuidado farmacêutico”. Sugeriu.
O consultor técnico da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Orlando Mário Soeiro, também destacou o empenho e o compromisso dos farmacêuticos com a implantação do projeto. Ao justificar a importância do cuidado farmacêutico, Mário Soeiro mencionou que os estudos apontam que de 50 a 70% das pessoas que precisam usar medicamentos não aderem adequadamente ao tratamento. “O não-uso ou uso incorreto causa outros problemas, tanto ao usuário, que pode desenvolver outros problemas de saúde, como para o governo”.
Por último o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia disse que com a iniciativa, Recife se torna exemplo na questão da Assistência Farmacêutica para outros municípios do Estado e da Região. “A formação dos nossos servidores traz um campo importante para que essa qualificação possa se expandir ainda mais para a Rede do Recife”, afirmou Correia.
SOBRE O PROJETO
O projeto Cuidado Farmacêutico é resultado de parceria da Secretaria de Saúde do Recife e Ministério da Saúde. O CRF-PE apoiou a iniciativa, com cessão de espaço para reuniões e de equipamentos para treinamento da equipe, além da divulgação de todas as etapas do projeto.
Recife é o quarto município brasileiro a contar com esse tipo de assistência pioneira na atenção básica. Os outros três são Curitiba (PR), Lagoa Santa e Betim (MG). Na prática, projeto prevê a implantação da consulta farmacêutica, na qual o usuário do SUS será atendido e acompanhado pelo farmacêutico, que irá observar os medicamentos que ele utiliza, vai avaliar possíveis reações adversas e outros problemas relacionados a medicamentos, como dosagem, por exemplo, promovendo assim o uso racional dos medicamentos e o acompanhamento farmacoterapêutico.
O processo de capacitação em Recife durou nove meses e contou com aulas teóricas, seminários, workshop e formação em serviço – sempre com orientação de técnicos do MS.
O serviço já está implantado em 29 pontos de atenção (unidades de saúde da família, policlínicas, caps e Farmácias da Família) espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade.