Recife, 19 de Abril de 2024

CUIDADO FARMACÊUTICO

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  15/06/2022

A segunda etapa do Curso de Cuidado Farmacêutico foi concluída neste sábado (11/06) na cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano. A capacitação é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE). As aulas acontecem na Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (ASCES-UNITA).

Neste segundo módulo o tema abordado foi "Cuidado Farmacêutico ao Paciente com Hipertensão", sendo ministrante a Dra. Bianca Cata Preta, Mestre em Epidemiologia e doutoranda na mesma área.

Durante os dois dias os participantes aprimoraram conhecimentos sobre semiologia cardiovascular, fatores de riscos e consequências da hipertensão arterial sistêmica, estratégias terapêuticas para o tratamento da hipertensão e conheceram as ferramentas e os métodos clínicos utilizados no processo de cuidado e acompanhamento do paciente hipertenso.

PRÓXIMO ENCONTRO | O terceiro módulo do Curso de Cuidado Farmacêutico – Turma Caruaru, está agendado para os dias 8 e 9 de julho, no mesmo local, quando será abordado o tema "Cuidado Farmacêutico Aplicado a Pacientes com Diabetes".

SOBRE O CURSO – O Curso de Cuidado Farmacêutico tem carga horária 112 horas, divididas em 7 módulos. O programa tem o intuito de atender uma demanda altamente necessária: qualificar o farmacêutico para desenvolvimento do modelo de prática do cuidado farmacêutico, realização dos serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, família e comunidade e acompanhamento e manejo das condições crônicas mais prevalentes.

Em Pernambuco, além da turma em andamento em Caruaru, uma nova turma será aberta em Recife, de modo a atender ao público farmacêutico da Região Metropolitana.

#crfpe
#crfpepresente