Recife, 28 de Março de 2024

Intervenção no jogo do Náutico

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  25/04/2022

O dia 5 de maio foi definido como Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar a população sobre os riscos à saúde causados pela automedicação e pelo uso indiscriminado de medicamentos.

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco está programando uma série de ações para evidenciar a data e difundir a necessidade do cuidado com os medicamentos e os riscos que eles podem trazer quando mal utilizados ou descartados incorretamente.

A primeira dessas ações ocorreu ontem (21/04), no estádio dos Aflitos, em Recife, palco do jogo entre Náutico e Retrô pela final do Campeonato Pernambucano de Futebol. No intervalo do jogo, uma faixa foi mostrada aos mais de 14 mil torcedores e às lentes das emissoras de TV alertando sobre os riscos do descarte dos medicamentos diretamente no lixo.

A intervenção foi solicitada pelo CRF-PE à Federação Pernambucana de Futebol, através do Conselheiro Federal Suplente, Olavo Barbosa Bandeira. O alerta teve a coparticipação do Conselho Federal de Farmácia (CFF), do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco (Sinfarpe) e da Associação Farmacêutica de Pernambuco (AFP)

O Problema – O Brasil é o 6º mercado mundial em volume de medicamentos vendidos, de acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – Interfama (Guia 2020). Estima-se que, por ano, a população brasileira gere mais de 10 mil toneladas de resíduos de medicamentos. A maior parte é descartada diretamente no lixo comum, provocando danos ambientais irreparáveis.

Portanto, na hora de descartar medicamentos vencidos ou fora de uso, procure um posto de coleta. Informe-se em https://www.descarteconsciente.com.br/ onde há postos de coleta em sua cidade.

#crfpe
#crfpepresente