Recife, 28 de Março de 2024

Diretores e conselheiros do CRF-PE tomam posse na última plenária do ano

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  12/12/2021

Emoção, despedidas e boas vindas marcaram a última sessão plenária do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), realizada na tarde desta sexta-feira (10/12), com a diplomação e posse dos diretores e conselheiros eleitos no pleito realizado em novembro passado.

O rito de diplomação e posse foi coordenado pela farmacêutica Clautenes Gomes Rocha, que integrou Comissão Eleitoral Regional responsável pela condução do processo eleitoral em Pernambuco.

Como Conselheiros Efetivos para o quadriênio 2022-2025 foram diplomados e empossados: Amanda Figueiredo Barbosa Azevedo, Clayton Anderson de Azevedo Filho (reeleito), Brígyda Maria Fernandes Soares e Tayronni Meneses de Castro (reeleito).

Em seguida foram diplomados e empossados os diretores reeleitos: Aldo César Passilongo da Silva (Presidente), Aexalgina de Aguiar Tavares Rocha (Vice-Pesidente), Éverton Guedes de Brito (Secretário Geral) e Ricardo Eugênio de Oliveira Cabral (Tesoureiro), com mandado de 01 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2022.

A plenária foi marcada também pela despedida dos conselheiros cujos mandatos se encerram no dia 31 deste mês: Joyce Nunes dos Santos, que não compareceu à reunião, e Gisêlda Castro Lemos de Freitas.

Coube ao Conselheiro Federal Arimatea filho a entrega do Título de Serviços Relevantes aos conselheiros e diretores pelos serviços prestados à profissão farmacêutica durante os mandatos que se encerram no final deste ano.

Após a diplomação os conselheiros e diretores assinaram o termo de posse e fizeram o juramento de exercerem seus mandatos com zelo e de acordo com os preceitos éticos da profissão farmacêutica.

Os discursos dos diretores e conselheiros empossados foram marcados pelo sentimento de união em favor da profissão farmacêutica. "Acredito que a melhor maneira de retribuir é fazer desta gestão uma demonstração de empenho e de trabalho muito intenso e focado nas verdadeiras prioridades de nossa profissão. Esta diretoria está determinada a exercer um papel de conciliação entre todos os setores, segmentos e entidades representativas da nossa profissão. Não temos ilusões que será um trabalho fácil. Fazer o que é certo nem sempre é fácil. Mas temos a convicção que vale a pena", disse Aldo passilongo, reconduzido ao cargo de Presidente do CRF-PE por mais dois anos.

Passado o cenário crítico da pandemia, Aldo passilongo disse que serão retomadas as ações que foram prejudicadas nesses dois anos, como o incremento dos serviços on-line, a realização de eventos, cursos, simpósios e Implementação de um Núcleo de Educação Permanente para promover a constante capacitação e melhoria técnica dos profissionais farmacêuticos e egressos. "Muitas ações foram impedidas de forma parcial e/ou total pela pandemia, agora é a hora de voltar as atividades que foram impedidas, mas sempre mantendo o bom senso e a biossegurança", disse.

Em seguida foi a vez do pronunciamento dos demais diretores, iniciando pela vice-presidente reempossada, Aexalgina Tavares. "Tenham certeza de que estaremos sempre juntos para elevar o nome da nossa profissão", disse ela, parabenizando a seguir os novos conselheiros recém-empossados.

Éverton Guedes, que também compõe a diretoria reeleita, mencionou que as dificuldades que enfrenta para se deslocar do interior e se fazer presente na gestão não são maiores do que o desejo de servir à profissão.

Renovando o mandato como Tesoureiro, Ricardo Eugênio de Oliveira Cabral agradeceu aos farmacêuticos pela expressiva votação dada à chapa reeleita e disse que a contribuição e a união de todos são vitais para o fortalecimento da profissão farmacêutica.

Em sua fala, o conselheiro Federal, Arimatéa Filho lembrou que a profissão farmacêutica tem muitos problemas, mas que a direção do CRF, sozinha, não pode encontrar a solução para esses problemas. "O Conselho tem papel importante, como coordenador das ações para o crescimento da profissão, mas é fundamental que a categoria participe, que cada um se coloque à disposição".

Também fizeram uso da palavra o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco (SINFARPE), Holdack Velôso Gomes Pedroza e os conselheiros Clayton Anderson de Azevedo Filho, Tayronni Meneses de Castro, Flávio Henrique Lago Guimarães, Veridiana Ribeiro da Silva e Risoleta Nogueira Soares, todos eles destacando a união como fator preponderante para o crescimento da profissão farmacêutica.