Recife, 29 de Março de 2024

CRF-PE recebe deputada federal Marília Arraes para debater pautas em prol da classe farmacêutica.

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  15/06/2021

Nesta segunda-feira (14), o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) recebeu em sua sede a Deputada Federal Marília Arraes. Representando o órgão, a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares conduziu a reunião que teve como objetivo tratar de pautas relacionadas à classe farmacêutica.

Na ocasião, estiveram presentes também a Conselheira Regional e membro do Conselho Nacional de Saúde, Dra. Veridiana Ribeiro, o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado Pernambuco (SINFARPE), Dr. Holdack Velôso, o conselheiro regional Dr. Rafael Guerra, além dos servidores do CRF-PE.

Durante o encontro, a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares destacou as seguintes temáticas:
1 - Projeto de Lei nº 5.363 de 2020, de autoria do Deputado Felício Laterça (PSL) e relator Deputado Delegado Antônio Furtado (PSL);
2 - Projeto de Lei de N• 1896/2021, do Deputado Federal Darci de Mattos, de Santa Catarina, que visa alterar a Lei nº 5.991/73;
3 - Projeto de Lei 1559/2021, de autoria do deputado federal André Abdon (PP-AP), propõe ajuste sobre o piso salarial do farmacêutico em âmbito nacional;
4 - Debate sobre a importância da atuação do profissional farmacêutico.

A deputada Marília Arraes exaltou que as ações e pautas relacionadas à valorização da classe farmacêutica são fundamentais para o fortalecimento da categoria e que os profissionais precisam ser ouvidos. “Acredito que é essencial ouvirmos quem está na linha de frente e quem atua na área como profissional de saúde para lutarmos a favor do fortalecimento da classe”, reforçou.

De acordo com a vice-presidente Dra. Aexalgina Tavares, as pautas apresentadas precisam ser debatidas para que não ocorra o enfraquecimento da classe. “Há anos lutamos para manter o lugar do farmacêutico que foi conquistado e que é de direito. Além disso, é importante reforçar que a diretoria do CRF-PE está atuando ativamente, através de ações, reuniões e projetos, com a missão de unir forças para trabalhamos em prol da saúde e da sociedade”, concluiu.

A Conselheira Regional e membro do Conselho Nacional de Saúde Dra. Veridiana Ribeiro falou sobre a importância do diálogo e da luta conjunta pela classe Farmaceutica e pela saúde. “Precisamos nos unir para lutar a favor da saúde, da sociedade e da vida”, falou. Já o presidente do SINFARPE Dr. Holdack Velôso lembrou que é essencial ficar atento aos projetos de Lei para que os profissionais farmacêuticos não percam o seu espaço e que tenham o direto de exercer sua profissão, como profissional de saúde.