Recife, 23 de Abril de 2024

PROBLEMAS DO DESCARTE DE MEDICAMENTOS

Assessoria de Comunicação do CRF-PE  |  28/01/2021

Ainda há o desconhecimento de grande parte da população quanto aos riscos e problemas causados pelo descarte inadequado de medicamentos.

Os medicamentos contém substâncias químicas que contaminam o solo e a água quando descartados de forma incorreta.

O consumo excessivo e muitas vezes desnecessário de medicamentos promove seu uso irracional provocando desde intoxicação acidental por crianças e adultos, bem como o surgimento de reações adversas graves que podem acarretar em morbidade e óbitos.

O farmacêutico é um profissional fundamental na promoção do uso racional de medicamentos e na devida orientação quanto à destinação final de medicamentos vencidos ou em desuso.

Uma das soluções apontadas para reduzir a quantidade de medicamentos a serem descartados é comprar medicamentos fracionados, ou seja, adquirir apenas a quantidade necessária ao uso, o que evitaria o acúmulo desnecessário e quando houver sobras ou perdas por vencimento realizar devolução voluntária às farmácias. Procure um Farmacêutico(a) e converse com ele sobre este relevante tema.

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) lança a campanha Descarte Consciente de Medicamento que tem como objetivo abordar uma temática extremamente importante para a sociedade e principalmente acerca do papel do farmacêutico. Acompanhe as publicações, vamos apresentar a importância do Descarte Correto de Medicamentos e como realizar a Logística Reversa.