Recife, 18 de Abril de 2024

Curso de Farmácia Hospitalar prossegue com abordagem em gestão da qualidade e riscos em saúde

Assessoria de Comunicação do CRF/PE  |  21/10/2019

A redução dos eventos adversos relacionados aos medicamentos no ambiente hospitalar está diretamente relacionada à adoção de barreiras de segurança e ao acompanhamento constante de todo o processo medicamentoso. Esta foi a síntese dos conteúdos apresentados pela farmacêutica Marinei Campos Ricieri, durante as aulas do quinto módulo do Curso de Capacitação em Farmácia Hospitalar, realizadas ontem (sexta-feira, 18/10) e hoje (sábado, 19/10).

O curso é promovido pelo Conselho Federal de Farmácia, em Parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco e conta com o apoio da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Gestão da qualidade e de riscos em Saúde foi o tema do módulo ministrado ontem e hoje. De acordo com Marinei Campos, estudos apontam que de 2 a 7% dos pacientes hospitalizados experimentam um evento adverso evitável relacionado aos medicamentos. Segundo ela, os erros de medicação ocorrem devido à fragilidade no sistema de medicação, fatores humanos, condições ambientais inadequadas e sub-dimensionamento de profissionais.

Marinei Ricieri, que é Farmacêutica Clinica do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR) e avaliadora da Organização Nacional de Acreditação (ONA), destacou em sua apresentação que a meta é reduzir em 50% os danos graves e evitáveis relacionados à medicação, ao longo dos próximos 5 anos.

CAPACITAÇÕES
O Curso de Farmácia Hospitalar é um dos três projetos de capacitação executados atualmente em Pernambuco, fruto do trabalho da Direção do CRF-PE e do conselheiro Federal Bráulio César de Sousa junto ao CFF. As outras duas capacitações estão em andamento em Caruaru e Petrolina (Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias).

Agradecimento: O CRF-PE agradece aos gestores da Faculdade Pernambucana de Saúde e em especial à professora Flávia Morais, Coordenadora do Curso de Farmácia da Instituição, pela disponibilização da estrutura da FPS para a realização do Curso.